A 11ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL) reuniu delegações de mais de 200 povos indígenas, representando todas as regiões do país, além de lideranças quilombolas e sem-terra em Brasília (DF). O evento, que teve apoio da ONG Uma Gota no Oceano, foi realizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) entre 14 e 16 de abril.
Com as barracas de participantes montadas na Esplanada dos Ministérios, o local foi transformado em um espaço de resistência e reivindicação por direitos. Os principais temas discutidos foram a PEC 215/2000, que trata da demarcação de terras indígenas, e a Portaria 303 da Advocacia-Geral da União (AGU), que restringe a demarcação de terras.
Durante o ATL, líderes indígenas e representantes de comunidades quilombolas e sem-terra destacaram a importância de proteger seus territórios e culturas. O cacique Marcos Xukuru ressaltou: “Nossa grande luta é por direitos, para evitar que a Constituição seja violada. Estamos aqui para reforçar nossa resistência e mostrar ao governo que não aceitaremos retrocessos em nossos direitos conquistados com tanta luta”.