Uma Gota no Oceano no 1º Acampamento Terra Livre Mato Grosso

maio 2023

A inédita mobilização dos 43 povos indígenas de Mato Grosso no primeiro Acampamento Terra Livre (ATL) do estado, promovido pela Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (FEPOIMT), contou com apoio de Uma Gota no Oceano na comunicação estratégica voltada ao evento, que reuniu mais de 300 indígenas de diversas etnias no Centro Político e Administrativo de Cuiabá entre os dias 10 e 13 de abril de 2023.

Realizado uma semana antes do ATL nacional, o evento marcou a programação do Abril Indígena com debates, audiências públicas e manifestações públicas. Com o tema “A falta de políticas públicas voltadas aos povos indígenas do Mato Grosso”, o ATL-MT levou ao debate público questões que afetam diretamente a vida dos povos originários do estado, como educação, saúde, demarcação de terras, direito à consulta livre, prévia e informada, segurança e proteção territorial, gestão ambiental, barragens em rios, projetos de mineração e empreendimentos hidrelétricos.

A mobilização resultou na elaboração de uma carta com as principais reivindicações e demandas dos povos indígenas de Mato Grosso, documento entregue às autoridades locais, como o governador, e nacionais. Além dos diálogos com o governo estadual e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a participação do cacique Raoni Metkure, do povo Kayapó, uma das maiores lideranças indígenas do mundo, está entre os resultados positivos da principal articulação dos povos indígenas de Mato Grosso na luta por seus direitos.

A parceria entre a Gota e a FEPOIMT também rendeu bons frutos, com a realização de ações de comunicação estratégica que impactaram positivamente na divulgação da mobilização indígena junto à mídia profissional e no alcance do ATL-MT, de seus porta vozes e das temáticas de relevância para os povos de Mato Grosso.

Translate »